terça-feira, 22 de junho de 2010

PRODUÇÃO TEXTUAL

Os dois garotos correram até a entrada da casa.”Veja, eu disse a você que hoje era um bom dia para brincar aqui”, disse Eduardo. “Mamãe nunca está em casa na quinta-feira”, ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado, “Eu não sabia que sua casa era tão grande”, disse Marcos. “É, mas ela está mais bonita agora , desde que meu pai mandou revestir com pedras essa parede lateral que levava à garagem, que estava vazia exceto pelas três bicicletas com marchas guardadas aí.” Eles entraram pela porta lateral, Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.

Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. “ Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui”, gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.

A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.

Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara.

“Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.

Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia jóias. O quarto de suas irmãs era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo.” (Traduzido e adaptado de Pitchert, J.& Anderson, R. Taking “ different perspectives on a story, Journal of Education Psychology, 1977, 69).

Trabalhando gêneros textuais

Cada grupo deverá produzir um texto com base nas referências do texto lido:

Grupos 1- vender a casa – texto de classificados de vendas e classificado poético.

Grupos 2- comprar a casa – carta do pai de Marcos ao proprietário demonstrando o desejo de comprar a casa.

Grupos 3 - tentar tombar a casa como patrimônio histórico – (carta do pai de Eduardo ao prefeito da cidade – mostrando o desejo da família em tornar a casa um patrimônio histórico e cultural).

Grupos 4 – roubo na casa de Eduardo:

1) Pai de Marcos fica sabendo sobre a casa, tenta roubá-la mas se dá mal.

2) Boletim de ocorrência – mãe de Eduardo registra queixa de roubo na delegacia.

3) Depoimento do pai de Marcos ao delegado.

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